Aprenda definitivamente como vender para pequenas e médias empresas e acelere seu crescimento
VENDAS

Aprenda definitivamente como vender para pequenas e médias empresas e acelere seu crescimento

Escrito por Leonardo Schweitzer
Publicando em 10 de setembro de 2017

8 min de leitura

[EBOOK GRATUITO]

GUIA DEFINITIVO SOBRE O NOVO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR


Aprenda definitivamente como vender para pequenas e médias empresas e acelere seu crescimento

Fala empreendedor, tudo bem?

Empresas de grande porte preferem comprar de empresas do mesmo porte. Isso se deve ao fato de que elas se comportam de forma semelhante, se tornando mais fácil o processo de compra e venda.

Com o declínio das grandes corporações e o crescimento das pequenas e médias empresas, essa fatia de mercado vem se tornando uma grande oportunidade de negócio. Hoje existem quase 17 milhões de pequenas e médias empresas ativas no Brasil.

Se você for buscar informações de como vender para as pequenas e médias empresas, provavelmente vai encontrar dois tipos de literaturas predominantes: vendas B2B, que inclui os processo de vendas mais complexos para grandes corporações e vendas B2C, onde se estuda técnicas de venda direta.

Só que para vender para pequenas e médias empresas, existe traços de vendas de B2B e B2C, onde sobra e falta muita coisa nas literaturas citadas acima.

Por esse motivo nasce o B2PME, que é um conjunto de práticas para que você seja mais efetivo na venda para essa imensa fatia de mercado.

Processo de compra e venda nas pequenas e médias empresas

O melhor processo de venda é aquele que se adapta ao processo de compra do cliente. Em grandes corporações, esses processos já estão bem definidos, você precisa se adaptar a eles.

Mas se você que saber como vender para pequenas e médias empresas, é importante saber que na esmagadora maioria das vezes, o processo de vendas nas PME`s é inexistente. Isso, na realidade, é uma excelente oportunidade para você ditar as regras do jogo.

A oportunidade de você poder ditar as regras do jogo - se bem utilizada - pode diminuir significativamente o seu ciclo de venda e aumentar consideravelmente suas taxas de conversões em vendas.

Qualquer processo comercial sempre tem como pano de fundo um funil de vendas o qual deve ser alimentado com leads qualificados advindos das ações de marketing.

Funil de vendas para pequenas e médias empresas

As etapas desse funil devem refletir de forma simples e padronizada a jornada de compra do cliente, desde o início do relacionamento até a conclusão do negócio.

A sua estrutura depende muito da natureza e do mercado onde atua a empresa, portanto, para facilitar, eu vou reduzir essas etapas ao mínimo possível: apenas três fases, que de certa forma, englobam todas as outras que possam existir nos mais diversos funis de venda:

Funil de vendas para pequenas e médias empresas
Legenda: Funil de vendas para pequenas e médias empresas

  • Abordar: Alcançar e convencer o cliente a avaliar sua solução
  • Apresentar: Expor seu produto de forma simples
  • Converter: fechar negocio com o cliente

Comunicação para vender para pequenas e média empresas

Estabelecer as etapas do funil é importante, no entanto se você não souber como se comunicar com o cliente de PME, todo o esforço vai para o ralo. E para você ter sucesso com a comunicação, é preciso entender que é a pessoa que decide a compra.

Na grande maioria da vezes, as pequenas e médias empresas possuem um núcleo decisório bastante pequeno, chegando a ser formado por até uma pessoa. Isso acaba sendo benéfico para quando você for mapear seu cliente.

Esse mapeamento é a criação da buyer persona.

O que é Buyer Persona

Buyer persona - ou apenas persona - que é um personagem fictício com as características mais comuns de seus clientes ideais, entendendo sua personalidade, preferências, idade, instrução, cargo, atividades, habilidades e tudo mais que se precise saber para nos comunicar adequadamente com esse público.

No caso da PME, fica mais fácil, pois normalmente o pequeno e médio empresário são muito parecidosm e não possuem traços de gestor. Eles se enquadram neste 2 perfis:

Vendedor: Aquele vendedor de sucesso que, por necessidade ou oportunidade, criou uma empresa.

Técnico: Um técnico de sucesso que também, por necessidade ou oportunidade, montou um negócio próprio.

Uma grande prova de que os empresários de pequenas e médias empresas são muito parecidos é que o índice de fechamento de PMEs no Brasil é de 26% e nos EUA é de 25,5%. E sabemos que nos EUA as dificuldades dos empreendedores não chegam nem perto das nossas dificuldades aqui no Brasil.

Vendendo para o perfil correto

Antes de vender, você precisa identificar qual perfil que o seu cliente mais se encaixa (vendedor ou técnico). Sabendo disso, a sua venda precisa ser aderente ao perfil do seu cliente.

Dependendo da situação, você precisará exaltar benefícios secundários da sua solução para que está seja mais aderente ao perfil do seu cliente. Por exemplo: se você for vender um software de gestão de empresas para um perfil de cliente "vendedor", você terá que destacar o benefício que a sua solução trará no aumento de vendas.



[EBOOK GRATUITO]

GUIA DEFINITIVO SOBRE O NOVO COMPORTAMENTO DO cliente

Apresentando a solução mágica

Um vendedor lhe apresenta um produto e você fica com a seguinte sensação:

"Uau! Esse produto foi feito para mim!"

Essa mágica é algo que certamente já lhe aconteceu alguma vez na sua vida. Bom, vou te mostrar como fazer isso ao vender para pequenas e médias empresas.

Essa sensação acontece quando você tem, por exemplo, três dores que estão lhe tirando o sono no seu negócio. Depois de identificar essas 3 dores, o vendedor lhe oferece um produto que resolve exatamente essas três dores - nem mais, nem menos.

Se o vendedor lhe oferecer o produto resolvendo apenas 2 dessas dores, a sensação que irá ficar é de que está faltando algo e isso pode barrar a venda.

Caso o vendedor lhe ofereça o produto destacando a resolção das 3 dores e também de outras que você não tem, pode ficar a sensação de que o produto possui "coisas" demais e isso também pode barrar a venda.

Então a primeira ação a tomada durante a negociação é: fazer perguntas.

É entender quais são as dores do cliente e em seguida apresentar a solução adaptada - mágica - para resolver aquelas dores. E para isso não existe roteiro.

Apresentando a solução mágica para vender para pequenas e médias empresas
Legenda: Apresentando a solução mágica para vender para pequenas e médias empresas

Portanto a sensação de solução mágica é estar no perfeito equilíbrio entre problemas e solução apresentada.

Convencendo o ser primitivo

Chegamos finalmente à terceira e última camada do nosso funil de vendas para pequenas e médias empresas: a conversão. Entretanto, boa parte do processo decisório acontece na etapa anterior, durante a apresentação.

Vimos que o caminho é: fazer perguntas, entender as dores e só então mostrar a solução mágica para cada uma delas, nem mais nem menos. Feito isso você deve deduzir que:

"Meu cliente compreendeu os recursos e benefícios da minha solução e como ela irá resolver seus problemas, portanto ele fechará negócio comigo!"

Errado!

Na verdade, o cliente entendeu e armazenou aproximadamente apenas 10% do que você falou. Isso se deve a um filtro de mais de 5 milhões de anos, o nosso cérebro reptiliano. Ele é responsável pela nossa sobrevivência.

Esse filtro examina com extrema velocidade todas as informações e apenas deixa passar para o cérebro inteligente - o néocortex - as que são realmente relevantes.

Veja como funciona nosso cérebro primitivo:

Como vender para pequenas e médias empresas convencendo o cérebro primitivo
Legenda: Apresentando a solução mágica para vender para pequenas e médias empresas

  • É perigoso? Caso seja percebido como uma ameaça, a reação disparada é “lutar ou fugir”, afinal estamos falando dos instintos básicos de sobrevivência. Neste caso você perdeu o seu argumento e talvez até a sua venda.
  • Se passar pela primeira pergunta, chegamos à segunda: é surpreendente ou instigante? Em outras palavras, “é de comer?” - se a resposta for não, e como já sabemos que não é perigoso, então a decisão é simplesmente ignorar. Como o croc brain zela pela nossa sobrevivência, não há sentido em desperdiçar calorias processando algo que não merece atenção.

Portanto, a decisão de compra não acontece em função dos recursos e benefícios apresentados. O cliente decide comprar algo que o surpreende ou instiga, depois utiliza os recursos e benefícios apenas para justificar a decisão que ele já tomou.


Negociando com pequenas e médias empresas

Agora que você já tem a atenção do seu cliente, percebeu que ele está maduro suficiente para compra, é chegada a hora de concluir o fechamento da venda.

É muito importante que você não perca o timing, pois essas técnicas que mencionei são extremamente perecíveis, elas tem um prazo de validade muito curto. Portanto, não perca tempo!

No entanto preste atenção se é mesmo o momento certo, pois caso o cliente não esteja preparado para comprar o cérebro reptiliano vai indicar perigo, e isso significado fuga, você perdeu!

Outro ponto muito relevante na negociação é não perder a posição de liderança do processo. Lembre-se que foi você estabeleceu o processo, aproveitando a falta de estruturação da PME, portanto esse deve ser o seu jogo, com as suas regras, do seu jeito.

Dicas finais para vender para pequenas e médias empresas

E para finalizar vou listar 4 dicas importantes para você não perder a venda:

  • Mostrar ansiedade ou necessidade: isso é imediatamente processado como ameaça pelo cérebro reptiliano do cliente.
  • Respeite o limite máximo de 20 minutos em sua apresentação. Esse é o tempo que qualquer um consegue manter total foco e atenção.
  • Não vá além do necessário: esse erro é mais frequente em vendedores superexperientes no produto, que gostam de dar um show, e logo acabam falando mais do que deveriam.
  • Numa negociação, jamais retruque objeções com afirmações. Lance perguntas para explorar mais a fundo os argumentos, que logo o próprio cliente acabará geando os novos argumentos para você contornar a objeção.

Conclusão

Bom, espero ter ajudado você a entender como funciona o método de como vender para pequenas e médias empresas e assim aplique em suas próximas negociações.

Tenho certeza de que suas taxas de conversões - de oportunidades para vendas - irão aumentar e com isso acelerar o crescimento do seu micro ou pequeno negócio.

Se você gostou do conteúdo, inscreva-se para receber em primeira mão meus conteúdo direcionados para micro e pequenos empreendedores acelerarem os seus negócios.

Abraço, bons negócios e bora acelerar!

Artigos relacionados

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

RECEBA CONTEÚDO GRATUITAMENTE

Junte-se a mais de 5.000 leitores e receba periodicamente conteúdos exclusivos sobre marketing digital e vendas e alavanque o faturamento do seu negócio.