
Fala empreendedor, tudo bem?
Empresas de grande porte preferem comprar de empresas do mesmo porte. Isso se deve ao fato de que elas se comportam de forma semelhante, se tornando mais fácil o processo de compra e venda.
Com o declínio das grandes corporações e o crescimento das pequenas e médias empresas, essa fatia de mercado vem se tornando uma grande oportunidade de negócio. Hoje existem quase 17 milhões de pequenas e médias empresas ativas no Brasil.
Se você for buscar informações de como vender para as pequenas e médias empresas, provavelmente vai encontrar dois tipos de literaturas predominantes: vendas B2B, que inclui os processo de vendas mais complexos para grandes corporações e vendas B2C, onde se estuda técnicas de venda direta.
Só que para vender para pequenas e médias empresas, existe traços de vendas de B2B e B2C, onde sobra e falta muita coisa nas literaturas citadas acima.
Por esse motivo nasce o B2PME, que é um conjunto de práticas para que você seja mais efetivo na venda para essa imensa fatia de mercado.
Processo de compra e venda nas pequenas e médias empresas
O melhor processo de venda é aquele que se adapta ao processo de compra do cliente. Em grandes corporações, esses processos já estão bem definidos, você precisa se adaptar a eles.
Mas se você que saber como vender para pequenas e médias empresas, é importante saber que na esmagadora maioria das vezes, o processo de vendas nas PME`s é inexistente. Isso, na realidade, é uma excelente oportunidade para você ditar as regras do jogo.
A oportunidade de você poder ditar as regras do jogo - se bem utilizada - pode diminuir significativamente o seu ciclo de venda e aumentar consideravelmente suas taxas de conversões em vendas.
Qualquer processo comercial sempre tem como pano de fundo um funil de vendas o qual deve ser alimentado com leads qualificados advindos das ações de marketing.
Funil de vendas para pequenas e médias empresas
As etapas desse funil devem refletir de forma simples e padronizada a jornada de compra do cliente, desde o início do relacionamento até a conclusão do negócio.
A sua estrutura depende muito da natureza e do mercado onde atua a empresa, portanto, para facilitar, eu vou reduzir essas etapas ao mínimo possível: apenas três fases, que de certa forma, englobam todas as outras que possam existir nos mais diversos funis de venda:

- Abordar: Alcançar e convencer o cliente a avaliar sua solução
- Apresentar: Expor seu produto de forma simples
- Converter: fechar negocio com o cliente
Comunicação para vender para pequenas e média empresas
Estabelecer as etapas do funil é importante, no entanto se você não souber como se comunicar com o cliente de PME, todo o esforço vai para o ralo. E para você ter sucesso com a comunicação, é preciso entender que é a pessoa que decide a compra.
Na grande maioria da vezes, as pequenas e médias empresas possuem um núcleo decisório bastante pequeno, chegando a ser formado por até uma pessoa. Isso acaba sendo benéfico para quando você for mapear seu cliente.
Esse mapeamento é a criação da buyer persona.
O que é Buyer Persona
Buyer persona - ou apenas persona - que é um personagem fictício com as características mais comuns de seus clientes ideais, entendendo sua personalidade, preferências, idade, instrução, cargo, atividades, habilidades e tudo mais que se precise saber para nos comunicar adequadamente com esse público.
No caso da PME, fica mais fácil, pois normalmente o pequeno e médio empresário são muito parecidosm e não possuem traços de gestor. Eles se enquadram neste 2 perfis:
Vendedor: Aquele vendedor de sucesso que, por necessidade ou oportunidade, criou uma empresa.
Técnico: Um técnico de sucesso que também, por necessidade ou oportunidade, montou um negócio próprio.
Uma grande prova de que os empresários de pequenas e médias empresas são muito parecidos é que o índice de fechamento de PMEs no Brasil é de 26% e nos EUA é de 25,5%. E sabemos que nos EUA as dificuldades dos empreendedores não chegam nem perto das nossas dificuldades aqui no Brasil.
Vendendo para o perfil correto
Antes de vender, você precisa identificar qual perfil que o seu cliente mais se encaixa (vendedor ou técnico). Sabendo disso, a sua venda precisa ser aderente ao perfil do seu cliente.
Dependendo da situação, você precisará exaltar benefícios secundários da sua solução para que está seja mais aderente ao perfil do seu cliente. Por exemplo: se você for vender um software de gestão de empresas para um perfil de cliente "vendedor", você terá que destacar o benefício que a sua solução trará no aumento de vendas.
O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.