
Fala empreendedor, tudo bem?
Você sabia que o marketing de conteúdo custa 62% mais barato que o marketing tradicional e atrai 3x mais potenciais clientes? Esse estudo foi feito pela Demand Metric, uma empresa global de pesquisa e consultoria de marketing.
O marketing tradicional não faz o mesmo efeito que fazia antigamente. Quando falo em marketing tradicional, me refiro aquele marketing de interrupção como comerciais de TV, rádio, anúncios em revistas e jornais, flyers distribuídos nas ruas, tele-marketing, por exemplo.
Atualmente as pessoas escolhem o que assistem e o que e escutam. Elas o fazem quando querem. Portanto, o marketing de conteúdo é a nova moeda do século XXI, pois através dele que você pode chamar a atenção e atrair o seu potencial cliente.
O que é marketing de conteúdo
Marketing de conteúdo são estratégias de conteúdo relevantes e ricos que tem como objetivo ajudar, informar e educar potenciais clientes para que com isso seja atraídos e convertidos em oportunidades de negócios mais “quentes” para a equipe de vendas.
Estatísticas sobre marketing de conteúdo
- O marketing de conteúdo ou inbound marketing gera 3x mais leads e custa 62% menos do que o marketing tradicional.
- Micro e pequenos negócios com blogs tem 126% mais crescimento de leads do que micros e pequenos negócios sem blogs.
- O marketing de conteúdo tem taxas de conversão 6x maiores do que outros métodos de marketing.
Benefícios
Vou citar os 7 principais benefícios do marketing de conteúdo:
- Atrair potenciais clientes
- Diminuir o ciclo de vendas
- Se tornar referência no mercado
- Melhora a imagem da empresa
- Aumentando o branding da empresa
- O marketing de conteúdo se torna um ativo gerador de receita
- Ativa gatilhos mentais como reciprocidade, autoridade e familiaridade
Agora vamos para a primeira etapa para você criar marketing de conteúdo para o seu micro ou pequeno negócio.
1. Entenda o seu cliente
A primeira etapa é entender o seu cliente, quais são suas histórias, suas dores, medos, perigos que ele enfrenta, quais são seus sonhos e transformações que ele aspira. Quais são as principais objeções que ele possui referentes ao seu produto ou serviço.
Procure descobrir esses informações de forma que tenham alguma relação com o seu produto.
Como saber isso? Se você já possui clientes, basta perguntar a eles. Um bate-papo informal com seus 5 melhores clientes você terá insights suficientes para montar esse canvas que criei para você ter como guia para a criação de conteúdo.
Veja um exemplo:

Com essas informações, você terá ótimas dicas de quais materiais produzir para ajudar, informa e educar o seu cliente para somente depois disso fazer a ofertar do seu produto ou serviço.
2. Produzindo o marketing de conteúdo
Antes de começar a produzir o marketing de conteúdo, você precisa entender sobre o funil do marketing de conteúdo.
Funil do marketing de conteúdo
O funil do marketing de conteúdo possui 3 etapas: topo, meio e fundo de funil. Essas etapas refletem a jornada do seu cliente até o seu produto ou serviço. Com base nele você vai entender qual a profundidade e objetivo terá o conteúdo que você vai produzir.
Normalmente no topo do funil estão conteúdo mais rasos que servem para tirar dúvidas, informar e até mesmo alertar o potencial cliente de que ele pode ter um problema. Ás vezes eles nem sabem que tem ou podem ter um problema.

Lembre-se de usar o canvas com as informações sobre o seu cliente para obter dicas de quais conteúdo você irá produzir e em qual etapa ele vai pertencer.
Topo de funil
- Conteúdos mais rasos e amplos
- Servem para tirar dúvidas e objeções
- Publicados no blog da empresa
- Podem ser encontrados através do Google
Meio de funil
- Conteúdos mais denso e específicos
- Servem para resolver total ou parcial um dor, medo ou perigo
- Servem para ajudar a alcançar algum objetivo ou ganhar tempo
- Publicados em páginas de captura de contatos
- São promovidos nas redes sociais
Fundo de funil
- Conteúdos mais específicos sobre produto ou serviço
- Servem para mostrar benefícios e transformações
- Servem para informar todas as dores que podem ser resolvidas
- Publicados nas páginas de produtos ou serviços do site da empresa
- Podem ser encontrados através do Google
- São promovidos nas redes sociais
[EBOOK GRATUITO]
GUIA DEFINITIVO SOBRE O NOVO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Tipos de marketing de conteúdo
Atualmente existe uma grande variedade de formatos de conteúdo que você pode produzir para o seu potencial cliente consumir. Formato como artigos de blog até vídeo aula ao vivos são algumas das muitas opções.
Veja a lista de alguns formatos de conteúdos que mais convertem em bons resultados:
- Artigos de blog
- Ebooks
- Infográficos
- Planilhas
- Vídeos gravados
- Transmissões ao vivo
- Post Cast
Caso você não tenha tempo para produzir conteúdo do tipo artigos de blog, ebooks ou infográficos, você pode contratar empresas especializadas nesse segmento (produção de conteúdo).
A Contentools é uma ótima empresa de produção de conteúdo e com preço bastante acessíveis para micros e pequenos empreendedores.
Conteúdo como planilhas, vídeos gravados, transmissões ao vivo e post cast é mais apropriado que você mesmo produza.
3. Publicando o marketing de conteúdo
Existem diversos canais para você publicar o seu conteúdo. O principal deles é o blog da sua empresa, pois ele pertence a você, não é um território aluga como as redes sociais em que você está sujeito as regras dessas plataformas.
Além do que, todo conteúdo publicado no blog da sua empresa irá virar um ativo de marketing para o seu negócio, gerando oportunidades e vendas para sempre. Isso se deve aos mecanismos de buscas como o Google, eles irão indexar suas todas as páginas do seu blog aumentando a possibilidade de tráfego.
O mais comum é primeiro postar no blog e posteriormente replicar pelas redes sociais.
Vou listar alguns canais de publicação de conteúdo:
- Blog da empresa
- Página do facebook
- Perfil do Instagram
- Perfil e Company Page do Linkedin
- Perfil do twitter
- Outro rede social onde o seu público-alvo está
4. Promovendo o marketing de conteúdo
Depois do conteúdo publicado é hora de promovê-lo. Uma das formas mais comuns é impulsionar as publicações feitas nas redes sociais. Fazer isso é extremamente relevante e eficaz pois você consegue segmentar e escolher exatamente para quem você quer que o conteúdo seja mostrado.
Por exemplo: para pessoas com cargo de Proprietário de Empresa, que morem no estado de São Paulo e que se interessem por contabilidade e empreendedorismo.
A principal rede social para você promover o seu conteúdo é o Facebook Ads, através dos impulsionamentos das publicações.
Lembre-se que o conteúdo tem como objetivo atrair potenciais clientes, portanto sempre tenha isso em mente.
Portanto, nesta fase é interessante você ter alguma ferramenta de automação de marketing para trocar conteúdo mais densos como ebooks, infográficos, planilhas ou aulas por informações pessoais dos potenciais cliente como nome, email, telefone, segmento da empresa, tamanho da empresa e nome da empresa.
Veja esse esquema que eu montei para você entender melhor como funciona o fluxo do potencial cliente depois que você promove algum conteúdo, como por exemplo um artigo de um blog.

Neste caso, vamos supor que você tenha um escritório de contabilidade e criou um artigo sobre “Como escolher o ramo de atividade da sua empresa” - conteúdo esse de topo de funil.
Dentro desse artigo, você posiciona um banner que oferece para o potencial cliente um Ebook sobre “Como abrir você mesmo a sua empresa” - conteúdo esse de meio de funil.
Em troca desse ebook o potencial cliente lhe fornece os seus dados como nome, email, telefone, ramo de atividade.
Esse troca é feita a partir de uma página de captura. Esse página é produzi facilmente por ferramentas de automação de marketing, onde os dados do seu potencial clientes serão armazenados.
Quando os dados do seu potencial cliente chegam à ferramenta de automação, você deve já deixa configurado um envio de uma sequência automática de emails com mais alguns conteúdos para ele.
Os conteúdos devem ter o objetivo de ajudar o potencial cliente a tomar uma decisão favorável de entrar em contato com você - escritório de contabilidade - para solicitar os serviços.
Caso ele não entre em contato, você saber que o potencial cliente já acessou vários materiais e com isso também sabe qual o perfil e as intenções desse prospect.
Uma ótima ferramenta para realizar esse automação de marketing é a GetReponse. Com ela você consegue montar páginas de captura e criar sequências automáticas de emails de forma fácil e intuitiva.
5. Agora é só vender!
Quanto mais conteúdo relevante e de qualidade você produzir direcionado para o seu potencial cliente, sempre com o objetivo de ajudar, informa e educar, mais você vai gerar autoridade no mercado e mais propensos eles irão estar para comprar o seu produto ou serviço.
Esse tipo de venda, para leads gerados através do marketing de conteúdo são vendas com um perfil mais consultivo, pois os potencias clientes já estão bastante informados sobre o seu negócio e também sobre o produto ou serviço.
Lembre-se que caso o cliente não entre em contato, você terá as informações como dados de contato, conteúdos que ele acessou, páginas que ele acessou, tudo isso pela ferramenta de automação. Com isso você pode tomar a iniciativa de entrar em contato, pois você não será nenhum estranho para ele.
Conclusão
O marketing de conteúdo é o novo marketing, os consumidores não suportam mais serem bombardeados com anúncios sobre promoções, lançamentos e oferta de produtos. Você precisa gerar valor primeiro!
Portanto, com base nesse artigo, comece a planejar seu calendário editorial de conteúdo hoje mesmo antes que o seu concorrente comece a fazer o saia na sua frente.
Bom, espero ter ajudado você com mais esse conteúdo e torço para que você acelere cada vez mais o seu negócio e atinga todos os seus objetivos.
Um abraço, bons negócios e bora acelerar!!!
O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.