
Fala empreendedor, tudo bem?
Nos dias de hoje a velocidade de tomada de decisão é quase que uma questão de sobrevivência para as empresas. Principalmente se essa decisão precisa resolver uma problema crítico na empresa.
Alguns dias atrás terminei de ler o livro "SPRINT - Método usado pelo Google para testar novas ideias em apenas 5 dias". O livro descreve passo-a-passo a método criado pela Google Ventures pare resolver problemas de forma rápida.

O método é um processo expresso de design onde um grupo de 5 a 7 pessoas se reune durante 5 dias seguidos para resolver problemas críticos dos negócios.
Esse processo se resume em 5 passos: mapear e identificar o problema principal, criar algumas soluções, prototipagem da melhor solução e teste dessa solução com usuários/clientes reais.
“ O Google Sprint Design força a equipe a se concentrar nas questões mais urgentes e importantes do objetivo principal. ”
Principal vantagem do sprint
Ao invés de esperar alguns meses - e gastar alguns Reais - o lançamento do MPV (Minimum Viable Product ou Mínimo Produto Viável) para validar se a ideia será boa ou não, o Sprint pega um atalho encurtando o processo em apenas 40 horas de trabalho.
Portano, o Sprint economiza tempo, dinheiro e, principamente, a equipe obtém um aprendizado com a experiência para poder realizar melhorias e incrementos na ideia inicial.

Como funciona o Google Design Sprint
Como falei anteriormente, o método é desenvolvido em 5 dias, de segunda-feira a sexta-feira. São selecionadas 5 a 7 pessoas para a equipe e, de preferência, sejam pessoas de diferentes setores da empresa (marketing, engenheiros, financeiro, atendimento e etc).
A equipe irá trabalhar somente no projeto esses 5 dias. Foco total!

É preciso garantir alguns materiais básicos para usar naquela semana (quadro branco, post-its, caneta, papel, etc.) e uma sala específica para o equipe trabalhar. Feito isso, o processo começa na segunda-feira.
Segunda-feira: mapeie
Nesse primeiro dia a equipe precisa definir qual o objetivo de longo prazo do projeto. Para isso é necessário fazer as perguntas-chave que precisam ser respondidas.
Depois a equipe traça o mapa do desafio e pergunta as especialista que compartilhem seu econhecimento. Com o mapa traçado, é possível identificar qual o evento alvo que precisa ser atacado.
[EBOOK GRATUITO]
GUIA DEFINITIVO SOBRE O NOVO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Terça-feira: faça esboços
Nesse dia é o momento onde cada um da equipe vai buscar soluções individualmente. Isso é feito através de anotações, rabiscos de soluções, experimentação de variações, detalhamentos e etc.
As soluções são apresentadas e discutidas rapidamente. Ao final, existe um sistema estruturado para criticar e votar nas melhores soluções.
Quarta-feira: decida
É hora de decidir qual soluções irá à frente! Isso é feita de forma democratica através de votos. Se restar duas soluções como as melhores, é feita uma batalha entre os protótipos. Caso seja possível, as soluções são agregadas entre si.
Definida a solução, é desenhado um storyboard para facilitar a montagem do protótipo no dia seguinte - quinta-feira.

“ Para evitar retrabalhos na montagem do protótipo - mais complexo - é aconselhável perder mais tempo na criação do story borad - mais simples. ”
Quinta-feira: decida
Quinta-feira é dia de prototipar! E para isso é necessário escolher as ferramentas certas e dividir as tarefas para a equipe ser o mais produtiva possível, pois o protótipo precisa ficar pronto ao final do dia.
Nesse dia o "perfeito" vira "apenas o suficiente" e a qualidade de longo prazo é substituída pela simulação temporária.
“ Quanto mais tempo você trabalha em um projeto, mais apegado fica a ele e menos disposto a feedbacks e resultados negativos. ”
Sexta-feira: teste
O último dia é dedicado exclusivamente ao teste da solução. O protótipo é apresentado aos usuários em sessões individuais e os feedbacks e reações dos mesmos são analisadas em tempo real pela equipe.
Ao final do dia são analisados os dados coletados e é decido se a ideia vai pra frente ou não.
Brainstorms não funcionam
Segundo Jake Knapp, criador e evangelista do Design Sprint, sessões de brainstorms não funcionam para escolher a melhor solução para o problema. A escolha das melhores soluções nessas sessões são influenciadas por outrs fatores como: quem foi o dono da ideia, ideia melhor vendida, mais fácil de ser desenvolvida.
Tempo limitado, é execelente
Como o tempo é extremamente limitado, as ações precisam ser ágeis e isso aciona sensações e recursos cerebrais que favorecem a alta produtividade e criatividade.
Conclusão
Acredito que esse método é extremamente inovador e eficaz. Até porque a Google Ventures já utilizou em mais de 200 projetos com total êxito, comprovando o método.
Devido ao seu formato extremamente simples, tenho certeza que você pode utilizá-lo para resolver problemas críticos na sua empresa e até mesmo para testar novos produtos e serviços.
Bom, espero ter ajudado você.
Abraço, bons negócios e bora acelerar!
Espero er ajudado, bons negócios e bora acelerar!
O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.