
Fala empreendedor, tudo bem?
Como estão os negócios? Aposto que você está pensando em criar estratégias para atrair mais clientes, correto? Acreditando nisso, escrevi esse artigo para te ajudar a potencializar suas estratégias e acelerar o crescimento do seu negócio.
Você provavelmente já executa ações de marketing e vendas para atrair mais clientes para o seu negócio, mas acredito que essas ações estão focadas em um tipo de cliente apenas:
O cliente que precisa e procura pelo seu produto ou seviço.
No entanto existem mais 2 tipos de clientes que você pode atuar, onde a concorrência para atraí-los é muito menor e a quantidade - volume de pessoas - é muito maior.
Antes de descrever melhor os 3 tipos de clientes, dá uma olhada nesse infográfico.

Bom. agora vamos ao que interesse e entender exatamente quais são as características dos 3 tipos de clientes.
Tipo 1 - O que precisa e procura pelo seu produto ou serviço

Esse tipo de cliente existe em menor escala, são as pessoas que estão precisando de algum produto ou serviço e procuram por ele. Nesse caso é mais simples de criar uma estratégia para atrair esse tipo de cliente, pois é só aparecer na frente dele com a oferta e tentar "fisga-lo" em meio a tantos outros concorrentes.
Um exemplo desse tipo de cliente é uma pessoa que irá viajar - daqui a 3 meses - para os EUA a trabalho e precisa melhorar o seu inglês. Ele irá procurar por cursos de inglês e vai se deparar com várias ofertas.
Essa procura normalmente é feita no Google ou nas redes sociais.
Como a concorrência para atrair esse tipo de cliente é maior, os custos também são maiores - custo por clique e custo por impressão de anúncio, por exemplo.
Tipo 2 - O que precisa do seu produto ou serviço mas está procrastinando

Esse é um tipo de cliente existe em maior escala. Quem não procrastina nesse mundo? Quem nunca deixou a declaração do Imposto de Renda pra última hora? Isso é natural do ser humano.
Vamos usar o mesmo exemplo acima: o cliente que vai viajar para os EUA a trabalho e precisa melhorar o seu inglês. Contudo a sua viagem é só para daqui a 1 ano. Provavelmente ela vai deixar para última hora.
Nesse caso, uma boa estratégia de marketing é fazer com que esse tipo de cliente entenda que o melhor para ele (em termos técnicos e de custos) é fazer o curso agora.
As estratégias para esse tipo de cliente possuem menores custos devido a baixa concorrência de empresas atuando nesse segmento de cliente.
Tipo 3 - O que precisa do seu produto ou serviço mas não sabe

Agora chegamos no tipo de cliente que eu mais gosto de trabalhar, pois existe em larga escala e é onde raríssimas empresas atuam para atraí-los.
Vamos usar o mesmo exemplo acima. A pessoa vai viajar para os EUA a trabalho mas não tem ideia da dificuldade que será se não estiver com seu inglês afiado.
Nesse caso, as melhores estratégias de marketing são criação de conteúdo relevante. É através do marketing de conteúdo que você vai fazer com que seu potencial cliente perceba que tem um problema, considere procurar uma solução e posteriormente decida por ela.
Você já parou para pensar no seguinte:
Qual empresa se presta a tentar alertar o cliente que ele tem um problema e que precisa considerar alguma solução para resolvê-lo?
Quase nenhuma!
Conclusão
Acredito que se você conseguir mapear esses 2 tipos de clientes que existem em maior escala no seu setor - onde a concorrência é menor - e entender suas principais necessidades antes de procurar pelo seu produto ou serviço, suas ações de marketing e vendas serão muito mais eficazes.
Espero ter lhe ajudado a avançar um pouco mais em busca de acelerar o crescimento do seu negócio.
Um abraço, bons negócios e bora acelerar!
O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.