Descubra como potencializar sua criatividade para acelerar seu negócio
CRIATIVIDADE

Descubra como potencializar sua criatividade para acelerar seu negócio

Escrito por Leonardo Schweitzer
Publicando em 17 de dezembro de 2017

7 min de leitura

[EBOOK GRATUITO]

GUIA DEFINITIVO SOBRE O NOVO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Descubra como potencializar sua criatividade para acelerar seu negócio

Fala empreendedor, tudo bem?

Uma das melhores formas de acelerar o crescimento do seu negócio é criar novos produtos, novos serviços, novas formas de experiência para os seus clientes, novos mercados e até mesmo novos processos internos para melhorar a atuação da empresa.

No entanto, criar, é um dificuldade comum entre as pessoas e acredito que você também tenha essa dificuldade, até por que tomou a iniciativa de ler esse artigo, correto?

Porém tenho uma ótima notícia para você! Apesar de ser uma dificuldade comum entre todas as pessoas, a criatividade é uma habilidade natural de todo o ser humano. Todos nós nascemos com essa habilidade. Repara numa criança, veja como é criativa!

Mas o que aconteceu, então?

Durante a vida nossa criatividade é bloqueada o tempo todo, tanto em casa quanto na escola. E esse processo bloqueador é gerado através de 5 principais mitos. Portanto, nesse artigo vou desmistificar essas crenças e com isso fazer com que você desaprenda essas mitos e volte a ser criativo.

“O homem criativo não é um homem que se acrescentou algo, mas é o homem normal o qual nada se tirou.” - Abraham Maslow Os 5 mitos que bloqueiam a criatividade.

Os 5 mitos que bloqueiam a criatividade

Como falei, nascemos criativos, porém esses 5 mitos bloqueiam nossa criatividade, gerando crenças limitantes e fazendo com que acreditamos não sermos criativos. Vamos á eles!

Mito 1: Criatividade é um dom que apenas algumas pessoas tem

Criatividade é uma habilidade da espécie humana, portanto se você é humano você é criativo. O ser humano viveu numa era onde convivia num ambiente extremaste hostil, com animal maiores, mais rápido e mais fortes. No entanto nós dominamos!

E como dominamos? Através da nossa criatividade, criando armas, fogos, estratégias, cavernas e outros artifícios para nos destacar do resto das espécies.

O que aconteceu foi que através da forma com que somos criados e educados - em casa e na escola - gera crenças limitantes que bloqueiam essa nossa habilidade natural.

Portanto o primeiro passo para ser criativo, é acreditar que você é criativo! Parece bobagem, mas é uma premissa obrigatória para esse processo.

Mito 2: Criatividade só é útil para quem trabalha com coisas criativas

A imensa maioria das pessoas acredita que a criatividade só serve para profissionais ditos como "os criativos" como designers, arquitetos e profissionais de marketing. Porém a criatividade pode e deve ser usada para resolver problemas ou superar desafios

Se você tem problemas, você precisa utilizar a criatividade. Não só no âmbito profissional, mas também no pessoal. Por exemplo, se você quer que seu filho coma alface, você precisa criar um solução criativa para isso.

Outro problema que surge quando acreditamos que a habilidade criativa pertence a somente a designers, arquitetos e profissionais de marketing, é de que estamos restringindo o uso da criatividade em outros setores como financeiro, atendimento, produções e etc.


O GUIA COMPLETO SOBRE O NOVO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

ENTENDA O NOVO CONSUMIDOR E NÃO PERCA MAIS TEMPO E DINHEIRO COM ESTRATÉGIAS DE MARKETING E VENDAS INEFICAZES


Mito 3: Criatividade requer criar coisas novas e isso é muito complicado

O termo “criatividade” tem uma semântica que remete fortemente ao ato de “criar”, pois começa com o prefixo criar. E isso gera um peso enorme para a maioria das pessoas, e provavelmente para você, correto?

Desaprender é tão importante quanto aprender” - Rubens Alves

No entanto a criatividade é basicamente o ato de combinar coisas. Todas as coisas no mundo foram criadas através de combinações do que já existia. Até mesmo a roda não foi criada, e sim combinada!

Certamente, quando alguém viu um coco cair de algum coqueiro e rolar, combinou com a modelagem de uma pedra no mesmo formato e eureka: for “criada” a roda.

Que tal mudarmos o termo criatividade por "combinatividade"? Fica melhor, não é?

Sendo assim, você pode combinar as coisas - inputs adquiridos por experiências que você teve, livros que leu, filmes que assistiu - para criar soluções para os problemas.

Mito 4: Criatividade não se ensina e portanto não se estuda

Esse é um mito bastante compreensível, pois com todas as outras crenças citadas acima, tudo leva a crer que isso é verdade. Porém, não!

Na realidade você não aprende a ter criatividade, você desaprende a não ser criativo através da eliminação de todos esses bloqueios sobre a própria criatividade.

Murilo Gun - empreendedor, comediante e especialista em criatividade - criou a fórmula da criatividade:

Fórmula da Criatividade: (-B+(TxH))/P

B = Bloqueios

T = Técnicas

H = Hábitos

P = Processo criativo

Você precisa eliminar os bloqueios primeiro. Os bloqueios são as crenças que esses 5 mitos geram na sua cabeça. As técnicas são as ferramentas que você pecisa utilizar de forma contínua através dos hábitos. E o processo criativo são as etapas para chegar s solução para o problema.

Técnicas para aumentar a criatividade

Algumas técnicas que eu utilizo:

Inputs: Inputs são as informações que você absorve ao longo da sua vida. Pode ser através de experiência, livros, filmes, revistas. O ideal é que sejam inputs variados, não somente da sua área profissional ou da área que você mais gosta, como algum hobby.

Treino: Treinar em achar soluções para problemas do dia-a-dia. Por exemplo: procurar uma solução para que as pessoas não joguem tanto lixo no chão. Pode ser a mais absurda, mas treine isso!

Como funciona o processo criativo

Eu considero o passo 4 um dos mais importantes do processo. É nesse momento em que você se afasta do problema e realiza outras atividade que normalmente aparece as melhores soluções. Porém, essa incubação só tem eficácia se os bloqueios forem eliminados e técnicas forem desenvolvidas através dos hábitos.

  • Identifique o problema
  • Crie possíveis soluções sem julgamento
  • Utilize quadros branco ou papeis para isso
  • Se afaste do problema por um tempo
  • Volte e escolha as melhores soluções
  • Faça um votação das melhores soluções
  • Defina a melhor
  • Teste

Mito 5: Criatividade é algo que surge do nada

Como você pode ter notado, a criatividade é um processo de desbloqueio de crenças e execução de técnicas para aperfeiçoamento através de hábitos. E normalmente as melhores idéias surgem durante a etapa 4 do processo criativo, que é quando a idéia fica incubada enquanto você está longe do problema executando outras tarefas.

Sendo assim, a criatividade não surge do nada, existe trabalho e estudo por trás de uma boa idéia.

Conclusão

A criatividade é uma grande arma para empreendedores acelerarem seus negócios através de resoluções de problemas ou criação de novos produtos, serviços, mercados e outras demandas.

Acredito que com esse artigo eu tenha conseguido desbloquear essas crenças da sua cabeça, lhe instruído de como funciona o processo criativo e indicado algumas técnicas que eu utilizo para treinar e potencializar minha criatividade.

Com a sua criatividade mais aguçada, certamente você vai conseguir acelerar ainda mais o crescimento do seu negócio.

Um abraço, bons negócios e bora acelerar!

[MÉTODO MK5 DIGITAL]

SISTEMA AMERICANO E INOVADOR DE 3 PASSOS SIMPLES PARA ATRAIR DE 5 A 10X MAIS CLIENTES

Descubra os segredos do método que cria um funil de marketing em apenas 90 dias SEM overload de informações sobre marketing digital.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

RECEBA CONTEÚDO GRATUITAMENTE

Junte-se a mais de 5.000 leitores e receba periodicamente conteúdos exclusivos sobre marketing digital e vendas e alavanque o faturamento do seu negócio.