
Fala empreendedor, tudo bem?
Já virou clichê dizer que o “mundo mudou”, essa frase é dita repetidamente em congressos, palestras, grandes eventos, publicações e até mesmo por nós.
Aposto que você já disse isso em algum momento - ou em vários!
E dissemos isso quando falamos sobre um novo aplicativo de celular, sobre o relacionamento entre as pessoas, da estrutura das famílias e também sobre os negócios.
No entanto, ao invés de falarmos isso, a atitude mais correta seria fazer a seguinte pergunta: “O que mudou no mundo, afinal?”
O que mundou no mundo
Na realidade o mundo não mudou, ele está mudando constantemente e cada vez mais rápido. E fica difícil e complexo para nós respondermos objetivamente essa pergunta pelo simples motivo de que somos o resultado dessa mudança constante.
O mais correto a se fazer nesse momento é ter cautela e fazer um distanciamento histórico e esperar um pouco para entender o que realmente aconteceu.
Mas uma coisa é certa:
Isso que parece um simples jogo de palavras, dá uma dimensão mais precisa do fenômeno. Não estamos mudando de rua, de bairro, de cidade, de país, de planeta.
Estamos passando pela terceira grande era da história do Homo Sapiens.
Estamos mudando de universo.
Estamos diante de uma revolução. E uma revolução muda absolutamente tudo!
Dá uma olhada nesse gráfico:

Existem muitas formas de dividir a história da humanidade e de todas elas, essa é a que mais me agrada. Ela faz 3 divisões principais de eras:
- Era Agrícola
- Era Industrial
- Era Digital
Pré-história x História
Se formos um pouco mais afundo, conseguimos dividir em cinco grandes eras: duas na pré-história (animal e paleolítica) e três na história (agrícola, industrial e digital).

Da Animal para a Paleolítica tivemos a ascensão de grandes cérebros.
Da Paleolítica para a Agrícola emergem os método agrários e nasce a Cultura.

Da Agrícola para a Industrial, há o domínio dos método de fabricação em larga escala. E da Industrial para a Digital, vemos a proliferação dos computadores.

E é nessa mudança de era - da Industrial para a Digital - que mora o entendimento que você como empreendedor precisar ter para ajustar o seu mindset e com isso pensar de forma correta para a nova era.

Esse novo mindset trará viga longa e crescimento exponencial para o seu negócio, pois se abrirão novas portas, surgirão novos insights para criação de produtos e serviços.
Sua empresa nunca mais será a mesma, terá uma nova visão, muito mais moderna e adaptada a nova era.
A nova visão irá transformar sua empresa! E com essa transformação, você irá atrair grandes talentos e ainda conseguirá um maior engajamento por parte dos seus colaboradores.
Mindset da Era Industrial x Mindset da Era Digital

A primeira coisa que você precisa entender é que existe esses dois tipos de mindset: o Mindset da Era Industrial e o Mindset da Era Digital
Vou falar um pouco sobre os dois mindsets para que você possa entender como está configurado o seu cérebro hoje e como ele deve realmente estar configurado para o sucesso.
Mindset da Era Industrial

O mindset da era industrial todos nós conhecemos. É aquela linha de montagem com pessoas perfiladas, lado a lado, em frente a uma esteira.
A matéria-prima chega ao primeiro trabalhador, que executa sua tarefa e passa a diante. E assim a matéria-prima vai sofrendo interferências até virar o produto final.
E é com esse mindset que devemos ter cuidado!
O mindset industrial tem 4 características: ele é linear, repetitivo, segmentado e previsível.
Linear
A lógica linear do mindset industrial sugere uma evolução linear. Depois da etapa um vem a etapa dois, depois a três e assim por diante.
A própria ascensão de carreira na indústria responde ao mesmo critério: você começa no chão da fábrica, passa a supervisor, gerente a diretor e depois o dono.
Repetitivo
Cada pessoa realiza uma tarefa e quanto mais vezes e mais rápido ela realizar a tarefa, mais rapidamente passará o produto adiante.
Ela se torna especialista na função, gerando mais lucro para o dono da fábrica.
Segmentado
As tarefas são realizados por uma pessoa ou por um grupo de pessoas. Elas são separadas em sessões ou departamentos.
Não há fluxo entre os grupos, os especialistas de cada tarefa não interagem com os outros. É tudo muito rígido e departamentalizado.
Previsível
E com essa lógica linear, repetitiva e segmentada, os resultados se tornam totalmente previsíveis.
Fica tudo dentro do padrão.
Se você parar para pensar, o sistema de educação funciona como um linha industrial. E não por coincidência ele foi mondado para responder às demandas da época industrial.
As escolas tradicionais tem enormes semelhanças com uma fábrica.

- Tem uniforme. Como uma fábrica.
- Tem horário de entrada e saída. Como uma fábrica.
- Tem tarefas sistemáticas e repetitivas. Como uma fábrica.
- Tem estudantes distribuídos em linha das salas. Como uma fábrica.
- Tem um crescimento linear. Como uma fábrica.
- As disciplinas são desconectadas entre si. Como uma fábrica.
- Gerenciamento através do comando/controle. Como uma fábrica.
Mindset da Era Digital

O mindset da Era Digital tem também 4 características: ele é não linear, multidisciplinar, conectado e imprevisível.
Não linear
O mundo atual é muito diferente. É totalmente não linear.
Recebemos um mensagem pelo WhatsApp, respondemos um email, conferirmos uma mensagem no direct do Instagram ou Messenger. Lemos um artigo no Linkedin que nos leva a um vídeo, que nos leva a um novo produto quando vemos… Compramos!
O mundo hoje é um infinito de possibilidades a todo momento.
Multidisciplinar
Antigamente éramos rótuladps: advogados, médicos, professores, surfistas, skatistas. Hoje nós somos muitas coisas ao mesmo tempo.
Eu não trabalho com marketing digital, faço muito mais coisa que isso. Gosto de fazer musculação, escrever, ler, estudar sobre física quântica e comportamento humano.
Isso tudo me define como multidisciplinar.
Hoje, essa multidisciplinaridade se refletem no modelo familiar, religiões e sexualidade por exemplo.
Multidisciplinaridade é a capacidade de realizar diferentes tarefas que exigem habilidades diferentes, porém você deve executá-las uma por vez com concentração e dedicação.
O advogado de hoje precisa saber um pouco de marketing e vendas. Mesmo coisa com o dentista, médico ou engenheiro.
Conectado
Porque dissemos: “Estou sem bateria!”
Isso é a simbiose entre homem e máquina, não vivemos mais sem o smartphone. Nos tornamos híbridos. Parte de nós é humana e a outra se tornou máquina.
Não ficamos descontentados. Nem por 1 minuto!
Imprevisível
Quando falamos em um mundo não linear, multidisciplinar e altamente conectado, você nuca terá a certeza de onde veio o tiro e nem pra onde vai.
Negócios e celebridades surgem em segundos e essa curva exponencial é a cara da evolução da tecnologia nos últimos anos.
Esse exponencialidade reflete exatamente a Lei de Moore - um dos fundadores da Intel e um dos maiores futuristas da história.
Em 1965 Moore percebeu que, a cada ano, era possível colocar o dobro de transistores num microchip. Isso fazia com que, num período de doze meses, os computadores duplicassem a sua capacidade (reduzindo o seu custo).

Conclusão
Portanto, reflita sobre esse texto, reconfigure o seu mindset para que você possa enxergar o mundo de uma forma diferente, totalmente fora da caixa e melhor, atualizada.
Tenho certeza que com esse novo mindset, você terá grandes insights e descobrir novos hacks de crescimentos para o seu negócio.
Se você quer saber mais sobre marketing digital, vendas e empreendedorismo, clique aqui e solicite sua inscrição na minha lista VIP e seja informado dos webinários ao vivo e gratuitos que eu realizado toda quinta às 21h.
Te espero lá!
Um abraço, bons negócios e bora acelerar!
O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.