Desvendado os 5 passos do novo caminho do cliente até o seu produto
MERCADO

Desvendado os 5 passos do novo caminho do cliente até o seu negócio

Escrito por Leonardo Schweitzer
Publicando em 7 de dezembro de 2017

6 min de leitura

[EBOOK GRATUITO]

GUIA DEFINITIVO SOBRE O NOVO COMPORTAMENTO DO cliente

Fala empreendedor, tudo bem?

Atualmente, acredito que um dos seus principais desafios com relação ao seu negócio é entender qual o caminho que essa nova espécie de cliente está percorrendo até a compra do seu produto ou serviço.

O caminho do cliente mais conhecido é o AIDA (Atenção, Interesse, Desejo e Ação). A idéia foi criada pelo pioneiro da propaganda Elias St. Elmo Lewis (1872-1948).

A ideia é realizar ações de marketing, publicidade, vendas e atendimento para chamar a atenção, gerar o interesse, fortalecer o desejo e com isso promover alguma ação.

AIDA - Atenção, Interesse, Desejo e Ação

Legenda: AIDA - Atenção, Interesse, Desejo e Ação

Esse modelo tinha como objetivo entender e mapear o caminho do cliente até a ação. Ainda assim, esse modelo não identificava o nível de fidelidade do cliente (retenção e recompra).

E para resolver este impasse Derek Rucker, apresentou um modelo mais adaptado a esta realidade, o “4As”: assimilação, atitude, ação e nova ação. Nesse modelo o as fases Interesse e Desejo se fundiram dentro da etapa Atitute e foi acrescentado uma nova etapa, Nova Ação.

4As O Caminho do cliente Adaptado

Legenda: 4As O Caminho do cliente Adaptado

No entanto, com o aumento progressivo da exposição do cliente à informações em massa sobre as marcas, produtos e serviços, faz com que se distraiam e percam a concentração durante a pesquisa e isso está modificando o processo de decisão.

Essa distração e falta de concentração gera 4 consequências que você pode enxergá-las como problemas ou oportunidades:

  • Prova social: A decisão individual se tornou social, pois os clientees estão dando um peso muito maior ao que amigos, familiares e comunidades estão falando sobre as marcas.

  • Mais no mesmo: Outro fator é a quantidade de publicidade em que os clientees estão expostos. Se a sua marca não gera o “UAU!”, ela será mais uma na multidão, fazendo somente com que clientees assimilem a sua marca, porém não se atraiam por ela.

  • Recomendação: Antes a fidelidade era definida pela retenção e recompra, agora passou a ser caracterizada pela apologia da marca, ou seja, o cliente faz a recomendação da marca espontaneamente. Em alguns casos, não é necessário nem realizar a compra ou recompra.

  • Todos conectados: Com a conectividade, os clientees interagem com maior frequência - netziens - desenvolvendo relacionamentos de pesquisa, defesa e ódio sobre as marcas. O novo caminho do cliente deve reconhecer essa conectividade.

Os 5 passos do novo caminho do cliente

Diante deste cenário, Philip Kotler em seu livro Marketing 4.0 - Do Tradicional ao Digital, descreveu o modelo ideal do novo caminho do cliente. Este caminho possui 5 etapas e foi denominado como os “5As”.

5As O Novo Caminho do cliente

Legenda: 5As O Novo Caminho do cliente
  • Assimilação
  • Atração
  • Arguição
  • Ação
  • Apologia

Agora vou descrever cada uma dessas etapas a fim de que você entenda com profundidade e possa aplicar o método no seu micro ou pequeno negócio.


1. Assimilação - Eu sei

Assimilação - Eu sei Legenda: Assimilação - Eu sei


Na etapa de assimilação, o cliente é exposto passivamente a uma longa lista de marcas em função de experiências passadas, comunicações de marketing, publicidade e principalmente a defesa de marcas por clientes.

Esse é a porta de entrada do novo caminho do cliente, é nesse momento que ele pode dizer que conhece a marca.


2. Atração - Eu gosto

Atração - Eu gosto Legenda: Atração - Eu gosto


Depois de tomar consciência de diversas marcas, o cliente entra em um processo de filtro, criando uma memória de curto prazo ou alimentando a memória de longo prazo, porém só é atraído por algumas e gera um curta lista delas. Essa é a fase de atração!

E para você se destacar é necessário que sua marca tenha o “UAU!” um posicionamento diferenciado para que com isso tenha mais chances de entrar para essa curta lista e até mesmo ficar no topo.

Em setores muito competitivos onde as marcas são abundantes e os produtos ou serviços são commodities, essa fase precisa ser bastante trabalhada. Alguns clientees reagem menos que os outros, ainda assim, os jovens costumam ser os primeiros a reagirem.



[EBOOK GRATUITO]

GUIA DEFINITIVO SOBRE O NOVO COMPORTAMENTO DO cliente

3. Arguição - Estou convencido

Arguição - Estou convencido Legenda: Arguição - Estou convencido


Levados pela curiosidade, o cliente avança no seu processo de pesquisa pelas marcas que foram atraídos. Como já mencionei, atualmente as buscas por informações estão fundamentadas basicamente em opiniões de amigos, familiares, mídias, comunidades ou direto das marcas.

Essa é a etapa de arguição, onde o caminho do cliente muda de individual para o social. As decisões são tomadas com base no que ele obtém de conversas com outros.

Um fato interessante é que marcas que geram um nível de curiosidade demasiado, significa que o cliente está confuso sobre a mensagem inicial e confusão barra venda.

Por outro lado, o baixo nível de curiosidade significa uma atração muito fraca, embora existente.


4. Ação - Estou comprando

Ação - Estou comprando Legenda: Ação - Estou comprando


Convencidos pelas informações coletadas durante o estágio de arguição, os clientees passarão para a etapa ação. É importante lembrar que a ação desejada não se limita a compra.

As ações podem ser de retenção e recompra dos produtos. E para isso ocorrer as empresas devem se preocupar muito com o envolvimento do cliente com suas marcas, bem como oferecer um ótima experiência pós-venda.

Alguns exemplos de ações:

  • Comprar na loja física ou on-line
  • Usar ou testar o produto pela primeira vez
  • Reclamar de um problema
  • Obter atendimento

5. Apologia - Eu recomendo

Apologia - Eu recomendo Legenda: Apologia - Eu recomendo


Com o tempo, bom atendimento e ótima experiência com as marcas, o cliente pode desenvolver uma sensação de forte fidelidade à marca, que pode ser refletida em retenção, recompra e por fim, defesa da marca perante seu círculo de influência.

Essa é a etapa de apologia. É o momento onde surgem advogados das marcas, dispostos a recomendá-la espontaneamente ainda que não sejam solicitados a fazê-lo.

No entanto a grande maioria do advogados são passivos e inertes, se manifestando somente quando provocados após uma manifestação negativa ou mesmo uma consulta.

Existe um fato curioso nessa etapa. Em alguns casos o cliente pode recomendar a marca sem mesmo ter comprado algum produto. Isso acontece por fatores como preço do produto ou disponibilidade de compra.

Os produtos da Tesla são um exemplo. Dificilmente alguém não recomendará seus produtos, mesmo que não possam comprá-los.

Tesla Legenda: Carros elétricos da Telsa


Conclusão

Na economia digital, o novo caminho do cliente ficou definido como os 5As - assimilação, atração, arguição, ação e apologia - pois eles refletem o momento atual de alta conectividade entre as pessoas e as marcas . Você deve ter como objetivo central levar o seu cliente da assimilação à apologia.

Portanto, faça uma relação dessas etapas com o comportamento do seu cliente para identificar quais são as taxas de conversão entre cada etapa e então, planeje ações para otimizá-las e com isso certamente você irá aumentar as vendas do seu micro ou pequeno negócio.

Espero ter ajudado você com mais esse conteúdo e torço para que você acelere cada vez mais o seu negócio e atinga todos os seus objetivos.

Um abraço, bons negócios e bora acelerar!!!

AULA GRATUITA + PDF

Sistema de vendas que coaches e consultores dos EUA estão utilizando para terem previsibilidade financeira e reconhecimento no mercado

Aprenda através de um método simples como criar um sistema de vendas previsível e automático sem precisar ser conhecido ou postar toneladas de conteúdos e várias redes sociais

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

RECEBA CONTEÚDO GRATUITAMENTE

Junte-se a mais de 5.000 leitores e receba periodicamente conteúdos exclusivos sobre marketing digital e vendas e alavanque o faturamento do seu negócio.


© Acelerador de Negócios MK5 Política de Privacidade & Termos de Uso
Este site não faz parte do website do Google ou do Facebook. Além disso, esse site não é endossado pelo Google ou pelo Facebook em qualquer aspecto. Google e Facebook são marcas comerciais. Por favor mantenha em mente que nada nessa vida é garantido. Mostro aqui os resultados que meus alunos, mentorados e clientes e eu conseguimos. Isso não implica que esses são resultados típicos. Os seus resultados e o quão longe e rápido você chegará depende inteiramente de você.