
Fala empreendedor, tudo bem?
Se você deseja conquistar defensores da sua marca e não apenas clientes, e com isso transformar seu negócio em uma grande empresa, você precisa ler esse artigo até o final e, principalmente, colocar o que aprender em prática.
Há alguns segmentos de mercado que confiam em suas preferências pessoais e no que ouvem e assistem da publicidade das marcas. No entanto existem outros segmentos com maior probabilidade de pedir ou fornecer informações sobre produtos, serviços e marcas.
E são esses os mais prováveis clientes que irão se tornar fiéis defensores da sua marca.
Os segmentos que possuem essa característica, representam uma parte bastante lucrativa no mercado, ainda assim, existe um aspecto que faz com que esses grupos se tornem exponenciais:
São segmentos altamente influentes no ambiente digital!
Vou acabar com o mistério e citar os 3 segmentos mais lucrativos e exponenciais do mercado atualmente:
- Jovens
- Mulheres
- Netizens
Juventude: os adotantes iniciais
Em 2015, um relatório do Fundo de População das Nações Unidas (UNPFA), indicou que havia 1,8 bilhão de pessoas jovens entre 10 e 24 anos, o maior patamar na história humana - cifra que continuará crescendo.
Esse segmento possuem grande potencial de mercado para o seu micro ou pequeno negócio pois diversos aspectos, o primeiro deles é tendência de serem os “adotantes iniciais” (Inovadores e os Primeiros Adeptos).
Legenda: Os adotantes iniciais são os Inovadores e os Primeiros Adeptos
Os jovens são o consumidores que mais se arriscam e testam produtos e serviços com muito mais frequência. Quando gostam, costumam recomendar e influênciar seus amigos e familiares.
Um belo exemplo foi quando o lançamento do iPod, em 2001. O tom de seus anúncios eram voltados nitidamente para o público jovem e isso ajudou a criar uma rápida adoção inicial e mais à frente, o sucesso no mercado principal.
Legenda: Comercial do iPod de 2006Como esse segmento é altamente conectado, você pode imaginar o poder que eles possuem de causar um grande impacto no seu mercado, tanto a favor como contra a sua marca.
Outro aspecto é que os jovens sãodefinidores de tendências. O problema é que eles são muito ágeis em identificá-las e seguí-las, tornando difícil até para profissionais de marketing acompanhá-los.
O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.