
Fala empreendedor, tudo bem?
Como anda sua produtividade? Você está se sentindo engolido pelas tarefas? Parece que você faz muitas coisas mas não sai do lugar? Acompanha o artigo até o final que tenho dicas que vão lhe ajudar com essas situações.
Ser eficaz e altamente produtivo são fatores determinantes para micros e pequenos empreendedores alcançarem o sonho de tornar a sua empresa um grande sucesso e obter reconhecimento no mercado.
Recentemente eu li o livro “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes” - de Stephen R. Covey - e resolvi escrever esse artigo com o resumo do que acredito ser extremamente relevante para você aplicar e aumentar seus resultados pessoais e profissionais.
Paradigmas e princípios
Primeiro Covey sinaliza que tudo começa de dentro para fora, fortalecendo primeiramente o seu “ser”. Fortalecer o “ser” significa trabalhar a Ética do Caráter e não a Ética da Personalidade. A Ética da Personalidade tem como foco trabalhar o sucesso com base na personalidade, na imagem pública, nas atitudes e comportamentos, nas habilidades e técnicas que lubrificam o processo de interação humana.
Já a Ética do Caráter trabalha em um nível mais profundo, onde são considerados e valorizados muito mais os princípios e características como integridade, humildade, fidelidade, temperança, honestidade, coragem, justiça, simplicidade e a Regra de Ouro (fazer aos outros o que desejamos que nos façam).
Esse paradigma fundamentado nos princípios da Ética do Caráter é que lhe darão a base para seguir com os 7 hábitos dos micros e pequenos empreendedores altamente eficazes. É através deles que enxergamos o mundo e as pessoas, extraindo nossa percepção das coisas.
E os hábitos são divididos em 2 categorias:
- Vitórias pessoais: ter auto-consciência, liderança pessoal e gerenciamento sobre você mesmo e suas metas.
- Vitórias públicas: saber ter liderança interpessoal para obter cooperação das pessoas e gerar sinergia.
Vitórias pessoais
Hábito 1: Ser proativo
A proatividade que Covey se refere não é apenas tomar a iniciativa, ela significa muito mais do que isso. Implica que nós, como seres humanos, somos responsáveis por nossas próprias vidas.
Nosso comportamento resulta de decisões tomadas, não das condições externas. Possuímos iniciativa e responsabilidade suficientes para fazer os fatos acontecerem.
Pessoas superproativas acostuma-se com a responsabilidade, não colocam a culpa por seu comportamento em circunstâncias, condições ou até mesmo outras pessoas.
Modelo Proativo
- Recebe o estimulo
- Liberdade de escolha: Autoconsciência, Imaginação, Consciência, Vontade independente
- Resposta e decisão
Hábito 2: Comece com um objetivo em mente
Começar com um objetivo em mente tem muito haver com liderança pessoal e também se baseia no princípio de que todas as coisas são criadas duas vezes. Há uma criação mental ou inicial e uma criação física, ou segunda criação.
Significa iniciar hoje com a imagem, o quadro ou paradigma do final da sua vida como quadro de referência ou critério a partir do qual o resto será examinado.
A forma mais eficaz que conheço para tornar esse hábito eficaz é desenvolver uma missão pessoal, filosofia ou credo. Ela se concentra naquilo que você deseja ser (caráter) e fazer (contribuições e conquistas), e nos valores ou princípios nos quais ser e o fazer estão fundados.
Com ela você terá segurança, orientação, sabedoria e poder para tomar as melhores decisões e alcançar sua metas de forma plena. A partir dela que serão alicerçados todos os demais objetivos, tanto pessoais, familiares e profissionais.
Hábito 3: Primeiro faça o mais importante
O hábito 3 é o fruto pessoal, o lado prático dos hábitos 1 e 2. O hábito 1 diz: “Você é o criador. Você está no comando.” O hábito 2 consiste na primeira criação, ou criação mental. O hábito 3, então é a segunda criação, a elaboração física.
Primeiro fazer o mais importante tem haver com gerenciamento pessoal eficaz, não apenas gerenciamento de tempo, mas entender o que realmente irá fazer a diferença se for executado.
Pare por apenas um momento e rediga uma resposta curta para cada uma das duas questões seguintes:
O que você poderia fazer (e não está fazendo no momento) que, se fosse feito de maneira constante, causaria uma grande diferença positiva em sua vida pessoal?
O que, em sua vida profissional ou empresarial, teria o mesmo efeito?
Através dessas perguntas você saberá o que será o mais importante a ser feito.
O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.