Você conhece o comportamento da nova espécie de consumidor que está surgindo?
MARKETING / MERCADO

Você conhece o comportamento da nova espécie de consumidor que está surgindo?

Escrito por Leonardo Schweitzer
Publicando em 28 de novembro de 2017

4 min de leitura

[EBOOK GRATUITO]

GUIA DEFINITIVO SOBRE O NOVO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Você conhece o comportamento da nova espécie de consumidor que está surgindo?

Fala empreendedor, tudo bem?

A premissa deste artigo é de que o marketing para o novo consumidor deve-se adaptar à natureza mutável dos caminhos da economia digital. A função das marcas é entender e guiar pela jornada do consumidor desde o estágio de assimilação até se tornarem advogados da sua marca.

Uma nova espécie de consumidor está surgindo, aquela que será maioria no futuro próximo. Ela é jovem, urbana, de classe média, com mobilidade e totalmente conectado porém em busca de experiência físicas.

O mais marcante deste novo consumidor é a tendência a mobilidade, com frequência mudam-se de lugar para trabalhar ou morar em um ritmo acelerado. Usam seus dispositivos móveis para procurar e decidir qualquer coisa.

Ele valoriza o alto envolvimento com as marcas e, principalmente querem saber o que elas estão oferencendo de melhoria para o mundo. Em resumo: querem saber qual o propósito e causa que a marca defende.

De acordo com uma previsão da Cisco, veremos um salto de 10 vezes do tráfego global da internet até 2019, acionado por mais de 11 bilhões de dispositivos móveis conectados.

Esta conectividade possui 3 níveis:

  • Conectividade móvel: embora importante, é o nível mais básico da conectividade.
  • Conectividade experiencial: é a qual a internet é usada para fornecer uma experiência superior em pontos de contatto entre os clientes e as marcas. Aqui a preocupação é a profundidade da conectividade.
  • Conectividade social: é o nível supremo da conectividade, que envolve a força da conexão em comunidades de consumidores.

Interação on-line versus interação off-line

Interação on-line versus interação off-line

Acredita-se que a “nova onda” da informação e experiência digital não substituirá os off-line, a experiência física. Na verdade, acredita-se que eles precisam coexistir para oferecer a melhor experiência para essa nova espécie de consumidor.

Em um mundo altamente conectado, um desafio-chave para as marcas e empresas é integrar elementos on-line e off-line à experiência total do cliente.


[EBOOK GRATUITO]

GUIA DEFINITIVO SOBRE O NOVO COMPORTAMENTO DO cliente

Consumidor informado versus consumidor distraído

Consumidor informado versus consumidor distraído

Pensamos que o poder de decisão está totalmente nas mão do consumidor, pois estão muito bem fundamentadas em informações buscadas pela internet sobre as marcas. No entanto, eles não estão no controle do que desejam comprar.

A verdade é que os consumidores estão totalmente dependentes das opiniões dos outros. Em muitos casos, essas opiniões acabam sobrepujando as próprias vontades. E o motivo: a própria conectividade.

A conectividade trás distrações, dificulta a concentração e com frequência limita a capacidade do consumidores em tomar um decisão com segurança. Com isso, muitos acabam tomando decisões mais rápidas a partir da sabedoria das multidões.

Isso também é alimentado ainda mais pelo baixo nível de confiança no marketing e publicidade das marcas e pelo tempo limitado que têm para comparar qualidade e preço.

Uma pesquisa do National Center for Biotechnological Information mostra que o intervalo de atenção humana médio caiu de 12 segundos, em 2000, para 8 segundos em 2013. Imagine em 2018?

A atenção do consumidor está cada vez mais escassa. Assim somente marcas com fatores UAU! (a expressão de satisfação máxima de um cliente) serão consideradas dignas de serem ouvidas, compradas e defendidas por eles.

Defesa negativa versus defesa positiva

Defesa negativa versus defesa positiva

Quando a marca permanece fiel ao seu DNA e persegue sistematicamente o seu segmento-alvo, a marca polariza o mercado. Alguns se tornam adoradores e outros se convertem em odiadores da marca.

No entanto, essas manifestações negativas, pode não ser necessariamente uma coisa ruim. Na verdade, às vezes a marca precisa da expressão de um opinião negativa para desencadear a defesa positiva de outros.

Existe um indicador bastante famoso que demonstra a defesa da marca: o Net Promoter Score (Taxa Líquida de Promotores), criado por Frederick Reichheld.

Reichheld argumenta que existem 3 categorias de atitudes de clientes com relação às marcas:

  • Promotores: recomendam a marca
  • Passivos: são neutros
  • Detratores: dificilmente recomendarão a marca

O Net Promoter Sobre é medido pela porcentagem de de promotores deduzida da porcentagem de detratores. Dá uma olhada no exemplo abaixo:

O McDonlads, por exemplo, possui 33% de adoradores e 29% de odiadores. A Starbucks tem um perfil similar: 30% de adoradores e 24% de odiares. Nesses casos, o grupo de odiares é um mal necessário que ativa o grupo de adoradores a deferem as marcas.

Qualquer marca que tenha personalidade e DNA fortes provavelmente será impopular em certo segmento do mercado. Mas o que essas marcas devem buscar é montar seu exército de adoradores dispostos a defender a marca no mundo digital.


Conclusão

A integração de ações on-line e off-line é o novo desafio das marcas e empresas, pois devem fazer eles coexistirem e se complementarem para oferecer a melhor experiência ao novo consumidor.

Além disso, existe o paradoxo do consumidor informado versus o consumidor distraído, pois mesmo munido de muito informação, ele se torna dependente da opinião dos outros para tomada de decisão.

Por fim, com a conectividade surgem diversas formas e oportunidades de manifestações positivas com relação à marca, ainda assim ficam suscetíveis a defesas negativas, que por outro lado, pode ser até mesmo benéficas.

Bom, espero novamente ter lhe ajudado a entender melhor sobre essa nova espécie de consumidor que está surgindo e com isso acredito que você terá mais “armas” para planejar e criar suas estratégias de aceleração do seu micro ou pequeno negócio.

Um abraço, bons negócios e bora acelerar!

MASTER CLASS

Método de 3 passos que coaches e consultores dos EUA utilizam para atrair de 5 a 15 clientes por mês

Aprenda como criar um sistema de vendas previsível e automático e tenha previsibilidade financeira, liberdade e reconhecimento no mercado.

Artigos relacionados

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

RECEBA CONTEÚDO GRATUITAMENTE


Junte-se a mais de 400 empreendedores e receba em primeira mão meus conteúdos exclusivos para você se tornar um empreendedor exponencial da era pós-digital.